12 de jan. de 2012

"Em e Dex, Dex e Em"

Última leitura de 2011 - Um Dia

Gostei muito da forma como a história foi escrita. Vinte anos da vida dos dois personagens principais após a formatura na universidade, contados a partir de como cada um está se sentindo ou o que está fazendo todo dia 15 de julho, data na qual se conheceram e passaram um dia juntos, iniciando uma grande amizade, em 1988.
São relatadas as expectativas e o amadurecimento de cada um. Os sucessos e os fracassos. Seus encontros e desencontros. Emma Morley e Dexter Mayhew seguem vidas separadas e muito diferentes. Ainda assim brigam e se reconciliam, ficam um tempo sem se falar, voltam a ter esperanças no amor que existe entre os dois, se distanciam novamente... Mas fica a impressão de que sempre que um precisar, o outro estará lá para ajudar.
Torci por eles, mas também senti um pouco de raiva (das burradas do Dexter e de algumas chatices da Emma, por exemplo) e pena (das várias oportunidades desperdiçadas). Li apressadamente, para saber qual seria o destino dessa dupla complexa porém muito real, que aparentemente se completava. Também achei interessante o fato de alguns eventos marcantes de cada época serem comentados e utilizados no decorrer da história do casal de amigos, tal como a chegada do celular.
E nada de desfecho previsível, desses que leitoras de chick lit como eu estão acostumadas.
Parte final surpreendente.

Para pensar nas escolhas que fazemos ao longo da vida...   

    
   Preço na Saraiva: R$ 22,40

   Dizem que a adaptação para o cinema, lançada no final do ano passado e estrelada por Anne Hathaway e Jim Sturgess foi bastante fiel ao livro. Bom sinal!

" Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na agrande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável 
Charles Dickens, Grandes esperanças

2 comentários:

  1. ate me deu vontade de ler.. se vc NAO tivesse ja me contado o final!

    ResponderExcluir
  2. Leia mesmo assim, vale a pena.
    Cute. :)

    ResponderExcluir