6 de dez. de 2011

Direto do México - Chia.

Ajuda a perder peso, melhora o humor, contribui para saúde do coração e dos ossos, auxilia no controle da glicemia e ainda previne o envelhecimento precoce!
Isso porque:

"Tem 15 vezes mais magnésio do que o brócolis, 6 vezes mais cálcio do que o leite integral, cerca de 9 vezes a quantidade de ômega 3 do salmão, quase 3 vezes mais ferro que o espinafre, além de ter mais fibras do que a linhaça e mais proteína do que a soja" - Gabriela Marques, terapeuta alimentar em reportagem para revista Women's Health

As sementes inteiras ou moídas podem ser consumidas cruas ou misturadas a frutas, outros cereais, iogurtes, vitaminas, sopas e saladas. Sob a forma de óleo deve ser utilizada como tempero ou em substituição a outros óleos, porém não há mais fibras em sua composição nutricional. Alguns profissionais indicam que a ingestão seja feita 30 minutos antes das refeições ou antes do treino, para quem busca perder peso com a prática de exercícios. Outra sugestão é colocar as sementes em uma garrafa com água e consumir ao longo do dia.      
Recomendação: comece com uma colher de sopa, podendo aumentar para duas. Mas atenção: não exagere, pois cada colher de sopa já é capaz de promover os benefícios citados acima e a chia é um alimento de alto teor calórico. Uma colher de sopa de grãos ou da farinha tem em média 60 calorias! No caso do óleo, esse valor sobe para cerca de 120 calorias!  Além disso, excesso de fibras também pode causar desconforto gástrico.  
Existem poucas contra indicações (tal como pessoas com síndrome do intestino irritável) até o momento. De qualquer forma, é sempre recomendado procurar orientação profissional para entender melhor como funcionam certos alimentos no seu organismo, inclusive esse, que significa força na língua maia.   

 Fonte: RGNutri e Women's Health
As sementes são ovaladas, pequenas e na cores preta, branca, marrom escura ou cinza.

Vai experimentar?
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário